Qual a função do Bemol e do Sustenido na Música? Teoria Musical
28/09/2023 | 197 views | 0 views
No sistema de notação musical, existem duas alterações que podem ser aplicadas às notas musicais: o bemol e o sustenido. Essas alterações são chamadas de acidentes musicais e são representadas por símbolos escritos à esquerda da nota. Tanto o bemol quanto o sustenido têm a função de modificar a altura da nota em meio tom, ou seja, para a próxima nota mais próxima no sistema cromático.
O bemol é representado pelo símbolo "b" e quando aplicado a uma nota, abaixa a sua altura em meio tom. Por exemplo, se uma nota é escrita no pentagrama como F e adicionamos um bemol antes dela, ela se torna F bemol, que é uma nota meio tom mais baixa, ou seja, E. Portanto, podemos dizer que o bemol tem a função de diminuir a altura da nota.
O sustenido, por sua vez, é representado pelo símbolo "#" e quando aplicado a uma nota, aumenta a sua altura em meio tom. Por exemplo, se uma nota é escrita no pentagrama como D e adicionamos um sustenido antes dela, ela se torna D sustenido, que é uma nota meio tom mais alta, ou seja, D#. Portanto, podemos dizer que o sustenido tem a função de aumentar a altura da nota.
Além de modificar a altura da nota, o bemol e o sustenido também podem gerar diferentes tonalidades e tonalidades relativas. Por exemplo, se tomarmos a escala de Dó maior (que não possui nenhum acidente), e adicionarmos um sustenido antes da nota F, temos a escala de Dó maior com F sustenido, que é a escala de Fá maior. Ou seja, o sustenido modificou a tonalidade da escala.
Outra função do bemol e do sustenido na música é indicar que uma determinada nota deve ser alterada ao longo de uma melodia ou trecho musical. Caso a notação musical seja escrita em uma clave que já possui bemol ou sustenido, é possível que a execução dessas notas já esteja implícita na tonalidade da música. Porém, ao adicionar um bemol ou sustenido na partitura, o compositor ou arranjador está especificando a alteração da altura da nota, sem deixar margem para dúvidas.
Em resumo, o bemol e o sustenido têm a função de modificar a altura das notas musicais em meio tom, seja para diminuir ou aumentar essa altura. Eles são utilizados para gerar diferentes tonalidades, tonalidades relativas e também para especificar a alteração da altura de notas em uma melodia ou trecho musical.