Qual a função do Bemol e do Sustenido na Música? Teoria Musical

  28/09/2023 |    197 views |    0 views  

No sistema de notação musical, existem duas alterações que podem ser aplicadas às notas musicais: o bemol e o sustenido. Essas alterações são chamadas de acidentes musicais e são representadas por símbolos escritos à esquerda da nota. Tanto o bemol quanto o sustenido têm a função de modificar a altura da nota em meio tom, ou seja, para a próxima nota mais próxima no sistema cromático.

O bemol é representado pelo símbolo "b" e quando aplicado a uma nota, abaixa a sua altura em meio tom. Por exemplo, se uma nota é escrita no pentagrama como F e adicionamos um bemol antes dela, ela se torna F bemol, que é uma nota meio tom mais baixa, ou seja, E. Portanto, podemos dizer que o bemol tem a função de diminuir a altura da nota.

O sustenido, por sua vez, é representado pelo símbolo "#" e quando aplicado a uma nota, aumenta a sua altura em meio tom. Por exemplo, se uma nota é escrita no pentagrama como D e adicionamos um sustenido antes dela, ela se torna D sustenido, que é uma nota meio tom mais alta, ou seja, D#. Portanto, podemos dizer que o sustenido tem a função de aumentar a altura da nota.

Além de modificar a altura da nota, o bemol e o sustenido também podem gerar diferentes tonalidades e tonalidades relativas. Por exemplo, se tomarmos a escala de Dó maior (que não possui nenhum acidente), e adicionarmos um sustenido antes da nota F, temos a escala de Dó maior com F sustenido, que é a escala de Fá maior. Ou seja, o sustenido modificou a tonalidade da escala.

Outra função do bemol e do sustenido na música é indicar que uma determinada nota deve ser alterada ao longo de uma melodia ou trecho musical. Caso a notação musical seja escrita em uma clave que já possui bemol ou sustenido, é possível que a execução dessas notas já esteja implícita na tonalidade da música. Porém, ao adicionar um bemol ou sustenido na partitura, o compositor ou arranjador está especificando a alteração da altura da nota, sem deixar margem para dúvidas.

Em resumo, o bemol e o sustenido têm a função de modificar a altura das notas musicais em meio tom, seja para diminuir ou aumentar essa altura. Eles são utilizados para gerar diferentes tonalidades, tonalidades relativas e também para especificar a alteração da altura de notas em uma melodia ou trecho musical.



Acessar o Texto deste estudo é exclusivo para os nossos apoiadores. CLIQUE AQUI e seja um dos nossos apoiadores e como presente, ganhe acesso total ao nosso site.



Conteúdo do Youtube

Este vídeo está sendo incorporado através do Youtube, respeitando todas as políticas do uso de Direitos Autorais. Este conteúdo faz parte de uma seleção feita pelo site, com o intuito de compartilhar e divulgar. Pedimos a todos para que se inscrevam no canal do autor do vídeo, esta é a forma de agradecer pelo belo material disponibilizado.