O que é um Intervalo de 4ª Aumentada? Teoria Musical
29/09/2023 | 143 views | 0 views
A 4ª aumentada, também conhecida como tritono ou intervalo do diabo, é um intervalo musical que consiste em uma distância de três tons inteiros. É chamada de 4ª aumentada pois tem a mesma distância que uma 4ª justa, mas é um semitom maior. Portanto, é um intervalo dissonante e desafiador aos ouvidos.
Esse intervalo tem sido associado à tensão e ao desconforto na música ocidental ao longo dos séculos. Na Idade Média, era considerado um intervalo proibido e o uso dele era evitado em composições religiosas. Por causa de sua sonoridade dissonante, ele foi apelidado de "diabolus in musica" (o diabo na música) por compositores renascentistas.
O tritono é construído a partir da superposição de duas tríades aumentadas. Por exemplo, se pegarmos a tríade de ré sustenido maior (ré sustenido, fá sustenido e lá sustenido) e a tríade de sol sustenido maior (sol sustenido, si sustenido e ré sustenido), a junção dessas duas tríades cria um tritono entre o fá sustenido e o si sustenido.
Apesar de ser um intervalo desafiador, o tritono é muito usado na música desde o período renascentista até os dias de hoje. Ele é encontrado em diversos gêneros musicais, como o jazz, o blues, o rock e o heavy metal. Em algumas músicas, o tritono é utilizado para criar tensão e dar um efeito dramático. Em outras, é usado para transmitir intensidade e agressividade.
Um exemplo famoso do uso do tritono é encontrado em "Maria", do musical West Side Story, de Leonard Bernstein. No início da melodia, há um tritono entre as notas mi natural e si natural. Esse intervalo é repetido diversas vezes ao longo da música, criando uma sensação de tensão e suspense.
Outro exemplo clássico é a introdução da música "Purple Haze", de Jimi Hendrix. O riff de guitarra apresenta um tritono entre as notas mi e lá bemol, criando um som distorcido e marcante. Esse tritono se tornou uma das características distintivas do estilo de guitarra de Hendrix.
O tritono também é usado em progressões de acordes, como substituição de dominantes. Por exemplo, em vez de usar um acorde de Fá7, um compositor pode substituí-lo por um acorde de B7, criando um movimento ascendente de tritono.
Em resumo, a 4ª aumentada, ou tritono, é um intervalo dissonante e desafiador que tem sido usado na música ocidental ao longo dos séculos. Ele é conhecido por transmitir tensão, criar efeitos dramáticos e adicionar intensidade às composições. Apesar do seu apelido sinistro e de ser considerado proibido em alguns períodos da história, o tritono é uma ferramenta poderosa nas mãos dos compositores e músicos, sendo utilizado em uma ampla variedade de gêneros e estilos musicais.