O amor de Deus revelado: João 3:16-17 | Mensagem Bíblica Diária

  29/09/2023     87 views   75427

João 3:16-17 (NVI)

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele."

Este versículo, tão conhecido e amado, encapsula o cerne do Evangelho de Jesus Cristo. Ele revela o coração de Deus para com a humanidade e a razão por trás do envio de Seu Filho ao mundo.

Primeiramente, o versículo nos diz que "Deus tanto amou o mundo". O amor de Deus não é limitado, restrito ou seletivo. Ele não ama apenas uma pessoa, um grupo específico ou uma nação. Deus ama o mundo inteiro, independentemente de cor, raça, nacionalidade ou condição social. Seu amor é abrangente e imenso.

Para expressar todo esse amor, Deus tomou uma ação decisiva: Ele "deu o seu Filho Unigênito". Essa declaração enfatiza a generosidade e a entrega sacrificial de Deus. Ele não poupou seu Filho, mas o ofereceu como um presente para a humanidade. Essa ação demonstra a magnitude do amor de Deus e a seriedade de Sua intenção de salvar as pessoas.

A finalidade desse ato de amor é claramente declarada: "para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". Deus enviou Seu Filho para que todos pudessem ter a oportunidade de receber a salvação e a vida eterna. Essa oferta não é restrita a alguns escolhidos, mas está disponível para qualquer pessoa que creia em Jesus Cristo como seu Salvador.

É importante notar que Deus não enviou Seu Filho ao mundo para condenar as pessoas. Ao contrário, Ele enviou Jesus "para que este fosse salvo por meio dele". A missão de Jesus não era trazer condenação, mas oferecer salvação. Ele veio para reconciliar a humanidade com Deus e para abrir um caminho para o perdão e a vida abundante.

Esse versículo nos lembra que somos amados por Deus de uma maneira incompreensível. Ele deu o Seu Filho para que pudéssemos ter vida eterna. Tudo o que precisamos fazer é crer em Jesus e receber o presente da salvação. Que possamos nunca esquecer o imenso amor de Deus por nós e que isso nos motive a viver uma vida de gratidão, amor e busca da Sua vontade.


1