II Corintios 12 - Lições para o Ministério de Louvor

  06/10/2023     23 views   76941

II Coríntios 12 é um capítulo cheio de lições valiosas para aqueles que estão envolvidos no ministério de louvor. Neste capítulo, o apóstolo Paulo compartilha suas experiências pessoais e nos ensina princípios importantes sobre como servir a Deus através da música e adoração.

A primeira lição que podemos aprender é sobre a humildade. Paulo começa dizendo que teve visões e revelações poderosas do Senhor, mas mesmo assim, ele reconhece que foi dado a ele "um espinho na carne". Essa expressão pode se referir a uma doença física ou a algum tipo de dificuldade que Paulo enfrentava. O importante é que Paulo diz que esse espinho foi dado para que ele não se tornasse orgulhoso. Isso nos ensina que, mesmo com todos os talentos e dons que temos, devemos permanecer humildes e reconhecer nossa dependência de Deus.

Outra lição que encontramos nesse capítulo é sobre a suficiência da graça de Deus. Paulo orou três vezes para que o espinho fosse tirado dele, mas Deus lhe respondeu: "A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Isso nos ensina que, mesmo enfrentando dificuldades e limitações em nosso ministério, a graça de Deus é suficiente para nos fortalecer e capacitar. Não precisamos confiar em nossas próprias forças, mas sim na graça de Deus.

Além disso, Paulo nos ensina sobre a importância do contentamento. Ele diz: "Portanto, prefiro gloriar-me nas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim". Ao invés de reclamar ou se sentir desencorajado por causa do espinho na carne, Paulo escolhe gloriar-se em suas fraquezas, pois sabe que é nesse momento que o poder de Cristo se manifesta. Isso nos ensina a sermos gratos e contentes com o que temos, mesmo quando enfrentamos desafios.

Por fim, o apóstolo Paulo nos lembra da importância de reconhecer a força de Deus em nossas vidas. Ele conclui o capítulo dizendo: "Tudo posso naquele que me fortalece". Paulo entende que é através do poder de Deus que ele é capaz de enfrentar qualquer dificuldade e perseverar em seu ministério. Isso nos ensina a confiar em Deus em todas as circunstâncias e depender completamente de sua força.

Em conclusão, II Coríntios 12 nos ensina importantes lições para o ministério de louvor. Devemos ser humildes e reconhecer nossa dependência de Deus, confiando na suficiência de sua graça. Devemos escolher ser gratos e contentes, mesmo quando enfrentamos desafios, e lembrar que é através do poder de Deus que somos capacitados para servir. Que essas lições possam nos guiar e fortalecer em nosso ministério de louvor.


1