Apocalipse 5 - Lições para o Ministério de Louvor
06/10/2023 181 views 77025
O capítulo 5 do livro de Apocalipse traz importantes lições para o ministério de louvor e adoração. Neste capítulo, João tem uma visão do céu e presencia um momento de grande adoração diante do trono de Deus.
O texto começa descrevendo um livro que está nas mãos daquele que está assentado no trono. Esse livro representa o destino da humanidade e os planos de Deus para o futuro. No entanto, não há ninguém digno de abrir e desvendar os segredos deste livro.
Mas então, um dos anciãos diz a João que o Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi, venceu e é digno de abrir o livro e os seus selos. Quando João olha, ele vê não um leão, mas um Cordeiro que foi morto. Esse Cordeiro é Jesus Cristo, o Salvador da humanidade.
Essa primeira lição que podemos tirar é que a verdadeira adoração é centrada em Cristo. O foco não está em nós, mas sim em Jesus, o Cordeiro que foi morto por nós. Ele é a razão de nossa adoração e louvor. É a sua vitória que nos permite ter acesso ao trono de Deus e ter comunhão com Ele.
O texto continua descrevendo como todos, no céu e na terra, se prostram diante do Cordeiro para adorá-lo. Eles cantam um novo cântico, cheio de adoração e louvor, reconhecendo a grandeza e a glória de Jesus.
Um segundo ensinamento que podemos extrair desse capítulo é a importância da unidade no ministério de louvor. Todos estão cantando juntos, em perfeita harmonia, não importa sua origem ou língua.
Essa unidade é um reflexo da unidade que existe na Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo estão perfeitamente alinhados em adoração e louvor, e isso deve ser replicado em nosso ministério de música. Devemos colocar de lado divisões, rivalidades e egos, e nos unir em adoração a Deus.
No texto, também há a menção de instrumentos musicais, como harpas e taças de ouro cheias de incenso, que representam as orações do povo de Deus. Isso nos lembra que a música e a adoração são importantes formas de nos aproximarmos de Deus e de expressarmos nossos sentimentos a Ele.
Por fim, o capítulo se encerra com a adoração se espalhando por todo o céu e por toda a criação. Todos os seres vivos, seja no céu, na terra, debaixo da terra ou no mar, se juntam em um grande coral para louvar e adorar a Deus.
Essa visão nos ensina que, assim como toda a criação está envolvida na adoração, todos nós, como membros do corpo de Cristo, devemos estar envolvidos no ministério de louvor. Não é apenas responsabilidade dos líderes de louvor ou músicos, mas de cada um de nós.
Portanto, ao ler o capítulo 5 de Apocalipse, podemos extrair importantes lições para o ministério de louvor. Devemos colocar Cristo como o centro de nossa adoração, buscar a unidade e a harmonia em nosso ministério, utilizar a música como uma forma de nos aproximarmos de Deus e envolver todos os membros do corpo de Cristo na adoração a Deus.